Quais as causas e tratamento da asma? - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Quais as causas e tratamento da asma?

Menino de 7 anos usando spray para asma - Clínica do Pulmão

A asma é uma doença respiratória crônica, que se caracteriza pela dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito. Existem alguns aspectos ambientais e genéticos que podem piorar a asma, entre eles estão a poeira, os ácaros, fungos, variações climáticas e infecções virais. Entre os fatores genéticos estão o histórico familiar de asma ou rinite. A doença acomete atualmente 20% da população.

O tratamento da doença objetiva uma melhor qualidade de vida ao paciente através do equilíbrio dos sintomas e pela melhora da função pulmonar. Para o tratamento são utilizados medicamentos que aliviam os sintomas e controlam as crises. É importante também reduzir a exposição aos fatores que agravam a asma.

A asma, que é uma inflamação dos brônquios, pode ter as suas crises prevenidas através de algumas medidas: manter o ambiente limpo, pegar sol, evitar cheiros fortes, tomar a vacina da gripe, não fumar, praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável e o peso adequado.

Se você sente algum sintoma, procure um médico. A prevenção é um ponto importante para você ter saúde. Se cuide!